sexta-feira, 13 de março de 2009

Nersant cria portal para instituições de economia social da região

Normalizar procedimentos entre instituições e facilitar a sua gestão é o objectivo do projecto
Nersant cria portal para instituições de economia social da região


A Associação Empresarial da Região de Santarém - Nersant criou um portal na Internet para divulgação das instituições particulares de solidariedade social do distrito e de entidades privadas que trabalham no campo social. Em www.esocialsantarem.com será possível às entidades aderentes divulgar as suas actividades, as valências e respectivas vagas ou ofertas de emprego, desde a infância à terceira idade, ficando também disponível a informação sobre as instituições da rede social do distrito.

O investimento da Nersant visa contribuir para uma melhor agilização de processos das instituições, normalizando procedimentos a nível de toda a rede social da região. Esse fim levou à criação de uma Intranet, que torna acessível uma série de acções aos agentes das instituições previamente registados na Nersant. Desde a gestão de recursos humanos, o envio de mapas para a Segurança Social, o acesso à facturação por utente, passando pelas requisições de material, controlo das existências, gestão de fichas de trabalhadores nos mais diversos âmbitos ou até fazer requisições de alimentos e verificação de stocks.

Cada informação com interesse público carregada pela instituição será de imediato lançada para o portal público, que tem acesso livre e por enquanto está em fase experimental. “O projecto tem vindo a ser explicado às 202 instituições do distrito desde Dezembro e esperamos que até final de 2009 consigamos que 80 a 100 adiram ao projecto”, explicou na segunda-feira o director da Nersant, António Campos, em conferência de imprensa. A Nersant assume o custo do projecto que terá por parte das instituições o pagamento anual de 100 euros. Das 202 instituições particulares de solidariedade social a trabalhar com acordos no distrito, 34 já acedem à Intranet. Em representação do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, António Carrilho salientou a articulação com a Nersant no projecto. Sublinhou ainda as instituições vão poder melhorar o seu nível de organização, numa óptica de complementaridade.

Ao longo de 2009 a Nersant vai ainda dar continuidade ao plano de formação para colaboradores das instituições que prestam serviços na área social, tendo já cumprido 50 por cento da formação no Médio Tejo e 30 por cento na Lezíria.

Para o presidente da Nersant, José Eduardo Carvalho, é evidente a necessidade de eficácia organizativa das instituições que dependem do Orçamento de Estado, cada vez mais exíguo, de encontrarem soluções. O dirigente máximo da Nersant realça a importância das instituições da economia social, particularmente nos meios mais pequenos, onde as instituições são os maiores empregados a seguir aos municípios.

O Mirante

Sem comentários: