quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

AUTARQUIAS QUEREM GESTÃO DOS HOSPITAIS CONCELHIOS

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) reivindicou ontem (04.12.09) a gestão dos chamados hospitais concelhios. Durante a sessão de abertura do XVIII Congresso da ANMP, que está a decorrer em Viseu, o presidente do conselho directivo, o social-democrata Fernando Ruas, justificou que o poder local, por estar mais próximo das populações, pode ser uma "alavanca" para que se alcancem melhores resultados na área da saúde. Por esta razão exigiu também que os municípios tenham uma palavra a dizer no planeamento e programação de equipamentos de saúde, assim como na definição de políticas, nomeadamente em relação aos programas de cuidados continuados.
Estas mesmas reivindicações já haviam sido apresentadas nas conclusões do último congresso efaziam parte de um pacote que estava a ser negociado com o antigo ministro da Saúde, Correia de Campos, antes de ter saído do anterior Governo.
As reivindicações do presidente da ANMP foram feitas na presença da ministra da Saúde, que participou na abertura dos trabalhos. Ana Jorge limitou-se a reafirmar o empenhamento para continuar a trabalhar em parcerias nas áreas em que as autarquias passarão a assumir competências.
Público, pág. 13, 05.12.09

Sem comentários: