domingo, 6 de fevereiro de 2011

Protocolos com o Estado são entrave à concretização dos objectivos das Misericórdias

Protocolos com o Estado são entrave à concretização dos objectivos das Misericórdias
Instituições da Igreja Católica «sempre foram um pasto apetitoso por parte do Estado e do mundo da política», diz pároco de Murça
Murça, Vila Real, 13 Jan (Ecclesia) – Os acordos entre o Estado e as Misericórdias têm impedido estas instituições da Igreja Católica de concretizar os objectivos com que foram fundadas, considera o pároco de Murça, diocese de Vila Real.

“Não é possível praticar o verdadeiro espírito das Misericórdias devido às exigências dos protocolos com o Estado”, pelo que “elas não são livres para poderem cumprir o espírito e a missão para que foram criadas”, afirmou o padre Sérgio Dinis à Agência ECCLESIA.

O sacerdote de 40 anos deu como exemplo destas limitações o resultado de uma inspecção dos “serviços sociais” do Estado à Misericórdia de Murça, sede de concelho localizada a 450 km a nordeste de Lisboa.

“Verificou-se que a instituição tinha dois utentes a mais, não a passar férias, como é óbvio, mas porque havia necessidade de os albergar. Bastou mencionar esse aspecto no relatório para que o provedor fosse chamado à atenção, com a ameaça de se pôr em causa o acordo com o Estado”, referiu.

Para o padre Sérgio Dinis, esta vigilância faz parte de uma estratégia de controlo das Misericórdias, que “sempre foram um pasto apetitoso por parte do Estado e do mundo da política”, e por isso estão “debaixo de olho”.

“Por vezes verifica-se uma ânsia de se apoderarem destas instituições. Basta dizer que a Misericórdia de Murça é a entidade do concelho que mais pessoas emprega”, assinalou o sacerdote.

As Santas Casas da Misericórdia, de inspiração cristã, tiveram ori­gem na iniciativa de D. Leonor, que em 1498 fundou a primeira instituição, em Lis­boa.

O rei D. Ma­nuel I, ir­mão da rainha, apoiou a iniciati­va e promoveu a funda­ção de irmandades similares nas principais po­voa­ções do país e, mais tarde, nas áreas de expansão ultramarina.

De acordo com o primeiro com­pro­misso impresso, datado de 1596, os irmãos obri­ga­vam-se a praticar as diversas obras de miseri­córdia espirituais e corporais, entre as quais re­colher os ex­pos­tos, dar de comer e beber a quem precisa, vestir os nus, oferecer pousada aos peregrinos, assistir os enfermos, visitar os presos e enterrar os mortos.

RM

Ecclesia

Sem comentários: