sábado, 23 de agosto de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Ourém-Fátima é uma Associação Pública de Fiéis

«Queremos fazer mais por quem precisa»


A direcção da Santa Casa da Misericórdia de Ourém-Fátima, agora eleita pretende Centro de Apoio a Dependentes para dar assistência a pessoas vítimas de doenças terminais, de média e longa duração e paliativas. Implementar a vertente de apoio domiciliário à noite, fins-de-semana, feriados e férias e, ainda, em segundo plano as valências de Lar e/ou Centro de Dia, ATL e prolongamentos de horário é outro dos objectivos.
Num futuro próximo vislumbra-se como grande objectivo a construção de uma Unidade de Cuidados Continuados.
"Acima de tudo queremos fazer mais por quem precisa, não só, de cuidados médicos, mas também de mais atenção e apoio. É nosso objectivo tratar das pessoas e contribuir para a melhoria da sua saúde, mas, essencialmente, para que tenham o bem-estar que merecem", refere, o presidente recentemente eleito, Vítor Frazão.
A sede administrativa será numa ala da União das Misericórdias Portuguesas com várias salas que serão cedidas em regime de comodato. Quanto ao Centro de Apoio a Dependentes estamos em negociações com uma instituição de Fátima para ali instalar os serviços da Santa Casa.
Quanto à selecção dos utentes, está a ser elaborado um regulamento de selecção dos mesmos.

Como nasceu
Em 1999 começa o sonho. Um grupo de fatimenses encontra-se informalmente para expressar dificuldades sentidas ao nível da população idosa, particularmente da dependente de apoio de terceiros.
O imperativo de institucionalizar o conjunto de vontades e projectos, levou a que o mesmo grupo, depois de um período de amadurecimento e crescimento, optasse pela constituição de uma Misericórdia, identificando-se aos valores cristãos e humanitários que subjazem à natureza daquela instituição.

A acção
A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fátima – Ourém é uma Associação pública de fiéis, constituída na ordem jurídica canónica, com o objectivo de praticar a solidariedade social, concretizada nas Obras da Misericórdia.
A actividade da Instituição tem por finalidade essencial a caridade cristã no campo da Assistência Social a todos os cidadãos carecidos de auxílio e apoio material ou espiritual, sem distinção de raças, credos religiosos ou ideologias políticas, procurando a valorização integral dos indivíduos e das famílias, de forma a assegurar a promoção da saúde e bem-estar, bem como a luta contra as exclusões (art.1º Compromisso da Misericórdia Fátima Ourém).

1 comentário:

Miragem disse...

Boa tarde,

Primeiramente os meus mais cordiais cumprimentos a uma equipa cujas funções apoiam muitas pessoas de frágil situação social.
Considero-me uma pessoa responsável, prática e dedicada, o que me facilitou levar a bom porto o meu agregado familiar monoparental como chefe de família, sem desistir de melhorar no âmbito de formação.
Possuo a Licenciatura em Educação Básica obtida no IPL (Instituto politécnico de Leiria) e um Master C2 em Espanhol como Língua estrangeira obtido no Instituto Miguel Cervantes de Lisboa, o que valorizou a cultura e domínio da Língua espanhola adquirida na América do Sul.

Na atualidade frequento o Mestrado em Intervenções Artísticas na Escola de Educação e Ciências Sociais no IPL. É neste contexto que pretendo realizar atividades de intervenção junto de pessoas cujas histórias de vida beneficiem deste tipo de ação. Gostaria de saber se a Santa Casa da Misericórdia pode aceitar este tipo de cooperação que se traduz no apoio para a finalização do meu Mestrado. De ser possível, necessito que me indiquem quais as exigências para efetuar este tipo de função.
Resido na zona de Fátima, por essa razão gostaria de saber se existe a possibilidade dentro desta área.
Sem outro assunto, aguardo uma resposta da vossa parte.

Atentamente:

Betty Rodrigues