domingo, 27 de março de 2011

Segurança Social faz exigências abusivas às IPSS, diz CNIS

Segurança Social faz exigências abusivas às IPSS, diz CNIS
Inserido em 25-03-2011 12:53


Padre Lino Maia não compreende pressão de organizações do Estado, uma vez que cada vez mais gente bate à porta das IPSS.

Há instituições particulares de solidariedade social de Lisboa e do Porto "que estão a ser confrontadas com exigências abusivas" por parte da Segurança Social. A denúncia parte do Presidente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS), na véspera da Assembleia Geral que se realiza em Fátima.

Segundo o padre Lino Maia, há directores de centros distritais que, à revelia de orientações superiores e fazendo uma interpretação abusiva dos protocolos, estão a impor condições às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) sem que os compromissos assumidos pelo Estado sejam cumpridos. Uma situação que incide em instituições com as valências de ATL e lar de idosos.
CNIS acusa Segurança Social de pressionar IPSS. Reportagem de Paula Costa Dias
“Nos lares de idosos, aquilo que está a ser já exigido é que as instituições cedam uma quota para a administração por parte da Segurança Social, sem que a Segurança Social satisfaça compromissos assumidos previamente”, explica o sacerdote.

O padre Lino Maia não compreende esta situação, dado que as IPSS estão a ser solicitadas para responder a cada vez mais pedidos de ajuda. Este será um dos assuntos em análise na Assembleia Geral da CNIS, que se realiza este sábado em Fátima.

Paula Costa Dias
rr

Sem comentários: