quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Pilares da Identidade Nacional

As Santas Casas da Misericórdia surgiram em Portugal no dia 15 de Agosto de 1498.
100 Homens Bons da cidade de Lisboa reunidos na Capela da Terra Solta também conhecida por Capela de N.ª Sr.ª da Piedade, na Sé de Lisboa, nesse dia e fundaram a primeira Santa Casa da Misericórdia, a de Lisboa. O seu objectivo principal foi, e continua a ser, a prática das 14 Obras de Misericórdia.
Esta iniciativa contou desde logo com o alto patrocínio da Rainha D. Leonor, viúve de D. João II e Irmã de D. Manuel I. Este era já Rei e foi durante a sua ausência temporária do Reino que a sua Irmã impulsionou a criação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Pela própria natureza da sua Missão a Igreja Católica apoiou também a sua fundação e é ainda hoje a Entidade que lhes confere personalidade jurídica.
O Rei D. Manuel depois de regressado a Portugal não só apoiou a iniciativa de sua Irmã como se empenhou, pessoalmente, apelando à criação de Instituições semelhantes por todo o Reino.
Logo nesse ano surgiram várias Santas Casas da Misericórdia no continente e também nos Açores.
Este foi o início de um movimento, particularmente, Português que conduziu à fundação de Santas Casas da Misericórdia por todo o Mundo onde os Portugueses marcaram presença.
A difusão um pouco por todo o Mundo do espírito das Santas Casas da Misericórdia leva a considerá-las um dos pilares da nossa Identidade Nacional.

Sem comentários: