quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

CERTIFICAÇÃO DE RESPOSTAS SOCIAIS

As actividades de apoio social podem ser desenvolvidas por Estabelecimentos Oficiais, Instituições Particulares de SolidariedadeSocial(IPSS) e por Estabelecimentos Privados, no âmbito do Subsistema da Acção Social gerido pelo ISS,I.P. - Instituto da Sgurança Social.
Garantir aos cidadãos, o acesso crescente a serviços de qualidade, cada vez mais adequados à satisfação das suas necessidades e expectativas é um desafio com o qual todas estas entidades devem estar comprometidas.
Com o objectivo de constituir um referencial normativo, que permita avaliar a qualidade dos serviços prestados e diferenciar positivamente as Respostas Sociais(RS), foi constituído um Grupo de Trabalho no Iss,I.P., que concebeu um conjunto de modelos de Avaliação da Qualidade das RS.
Cada Modelo da Avaliação da Qualidade constitui um referencial normativo, baseado nos principios de gestão da qualidade e onde são estabelecidos os requisitos necessários à implementação de sistemas de gestão da qualidade dos serviços prestados pelas RS. Os seus objectivos principais são: constituir um referencial normativo que permita avaliar a qualidade dos serviços prestados, apoiar o desenvolvimento e implementação de um sistema de gestão da qualidade nas RS e ainda constituir-se como instrumento de auto-avaliação, de diferenciação positiva e de harmonização a nível nacional das regras de funcionamento para os serviços prestados.
A certificação das RS de acordo com estes Modelos será operacionalizada por entidades independentes e acreditadas no âmbito do Sistema Português da Qualidade. O IPAC - Instituto Português de Acreditação, no âmbito de uma Comissão Técnica criada para o efeito (com a participação da APCER), encontra-se a definir os requisitos do sistema de acreditação.
Este esquema de acreditação, contempla três tipos de RS certificáveis: Creche, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, de acordo com os respectivos modelos (entenda-se cada RS com um produto diferente). No futuro, o âmbito deste esquema de acreditação será estendido a outros Modelos, entretanto desenvolvidos para outras RS: Centro de Actividades Ocupacionais, Lar Residencial, Centro de Acolhimento Temporário, Lar de Infância e Juventude e Lar de Idosos.
A APCER, como Organismo de Certificação com uma larga experiência na certificação de sistemas de gestão da qualidade das RS, de acordo com a ISO 9001, irá disponibilizar, após a aprovação do esquema de acreditação, a certificação de acordo com estes modelos.

Rui Oliveira
Director de Desenvolvimento - APCER

1 comentário:

AIB FUNDING. disse...

Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.