domingo, 4 de janeiro de 2009

DIMENSÕES E ESPAÇOS DA INOVAÇÃO SOCIAL

DIMENSÕES E ESPAÇOS DA INOVAÇÃO SOCIAL
ISABEL ANDRÉ1
ALEXANDRE ABREU2
Resumo – Este artigo discute o conceito de inovação social e identifica as suas
principais dimensões analíticas. Pretende-se construir uma matriz analítica que permita,
por um lado, sistematizar e comparar estudos de caso sobre o papel da inovação
social no desenvolvimento dos territórios e, por outro, definir indicadores para
um estudo de carácter extensivo. São identificadas cinco dimensões de análise da
inovação social: a natureza, os estímulos, os recursos e dinâmicas, os agentes e os
meios inovadores ou criativos. Dá-se particular importância à quinta dimensão de
análise correspondente à espacialidade do processo de inovação social, ou seja, às
características dos meios inovadores ou criativos. Nesta perspectiva, salienta-se a
ideia da plasticidade do meio – lugar ou espaço-rede – resultante da conjugação de
três condições: a diversidade, que assegura a abertura ao exterior e a entrada de
ideias, atitudes e práticas novas; a tolerância, que permite o risco, possibilitando, por
essa via, a emergência de inovação; a participação, que promove o debate e o envolvimento
dos actores. Na segunda parte do artigo, apresenta-se um estudo de caso
exploratório, o microcrédito em Portugal, que surge como um exercício de aplicação
da matriz analítica apresentada na primeira parte. Este caso ilustra bem o papel
decisivo do capital relacional na inovação social, bem como a articulação entre várias
escalas do espaço-rede.
Palavras-chave: Inovação social, meios inovadores, meios criativos, plasticidade
dos lugares, microcrédito.
Abstract – DIMENSIONS AND SPACES OF SOCIAL INNOVATION. Following a period
in which the idea of innovation was almost exclusively associated with the technological
domain, the notion of social innovation has over the past few years gained
increasing recognition and come to be used in a variety of contexts. In most of the
Finisterra, XLI, 81, 2006, pp. 121-141
1 Professora Associada do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras de Lisboa e Investigadora do Centro de Estudos Geográficos. E-mail: isabelandre@ dfal .Uuln.ipvtersidade 2 Bolseiro da Fundação de Ciência e Tecnologia, integrado no projecto LINKS – Capital
SFEou-mcnidaaaillç :eã a olI endxoaav bUarçneãiuvo@e, rfaslis.du arl.edpdet edse n Lai spbrooam -o Cçãeon tdroo ddee sEesntvuodlovsi mGeenotgor áloficcaols, dPaO UCnTiIv/eGrEsiOda/d4e5 9d5e1 L/ i2s0b0o2a,.
literature, social innovation is regarded as a process that occurs outside the sphere
of the market, usually without direct intervention by the State, and primarily aimed
at social inclusion through the activity of the third sector.
However, the conceptual discussion within the scope of Project LINKS has led
us to further delimit the scope of the concept of social innovation, in order to define
the conceptual framework of the research. Thus, we suggest that social innovation
be regarded as consisting of any new response enjoying social recognition that both
seeks and achieves social change while fulfilling three criteria: i) the satisfaction of
human needs not met through market mechanisms; ii) the advancement of social
inclusion; and iii) the empowerment of agents or actors that are actually or potentially
subject to processes of social exclusion/marginalisation, thereby triggering
changes of varying intensity in power relations.
Having identified the central object of our research, it becomes indispensable
to render operative the concept of social innovation, in order to produce a “roadmap”
that makes it possible both to carry out a systematic comparative reading of the case
studies and to define a set of indicators to be used in extensive analysis.
In this paper, we begin by presenting the analytical dimensions that we consider
to be most relevant: i) What is social innovation?; ii) Why is there social innovation?;
iii) How does social innovation come about?; iv) Who produces social innovation?;
and v) Where is social innovation produced?
The discussion around these five analytical dimensions enables us to put forth
a schematic roadmap that makes it possible to move forward in the analysis and
interpretation of the actual social-geographical reality of social innovation. This
roadmap emphasises certain aspects of social innovation, such as its nature, stimuli,
resources and dynamics, as well as the characteristics of both its agents and its milieu,
which, it is argued, tends to be characterised by a set of specificities that we can
subsume under the concept of “plasticity”.
In the second part of the article, we focus on the experience of microcredit in
Portugal under the light of the conceptual framework presented in the first part. After
a brief presentation of the concept and history of microcredit, we briefly describe its
introduction in the national network space and then proceed to interpret it as an
instance of social innovation – as such open to analysis according to the aforementioned
dimensions. This interpretation of this particular example seems to confirm
the heuristic value of the suggested roadmap, both in structuring the analysis of future
case studies and in designing a set of indicators to be used in extensive research.
Key words: Social innovation, innovative milieux, creative milieux, place plasticity,
microcredit.
Résumé – DIMENSIONS ET ESPACES DE L’INNOVATION SOCIALE. On discute le concept
d’innovation sociale, en distinguant ses principales dimensions analytiques. On cherche
à construire une matrice analytique permettant de systématiser et de comparer les études
de cas portant sur l’influence de l’innovation sociale sur le développement territorial,
et on cherche aussi à définir des indicateurs permettant une étude extensive. On a
reconnu cinq dimensions dans l’analyse de l’innovation sociale: la nature, les stimulants,
les ressources et les dynamiques, les agents et les moyens d’innovation ou de
création. C’est à ces derniers qu’on attache le plus d’importance, parce qu’ils correspondent
à la spacialité du processus d’innovation sociale. On insiste sur la plasticité
du milieu (lieu ou espace-réseau), qui résulte de la conjonction de trois facteurs: la
diversité, qui permet l’ouverture vers l’extérieur et l’entrée d’idées, d’attitudes et de
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pratiques nouvelles; la tolérance, qui permet le risque et donc l’émergence d’innovations;
la participation, qui provoque le débat et la confrontation entre les acteurs. On
présente ensuite une étude de cas, celle du microcrédit au Portugal, qui sert à tester la
matrice analytique antérieurement présentée. Ce cas illustre bien le rôle décisif des
échanges de capitaux dans l’innovation sociale, ainsi que l’articulation entre les diverses
échelles de l’espace-réseau.
Mots-clés: Innovation sociale, milieux innovateurs, milieux créatifs, plasticité
des lieux, microcrédit.
I. INTRODUÇÃO
Depois de um período em que a ideia de inovação esteve scdvmoiaosecmsoii ra âeoelmn , ttlbepeumi ogltriao g rvsi as.id dnsAooads ,op a p r7oaoo5 fdug umocasmonãi hloíúhan tõdrii eoloc.s at Uueddscmaeon v rodbeeloosóz umg tmleit craeamodxi,sooe nsm ilom eepsvpn lúaooc l oratétin â mqtanru ocapeisdea oosa esq nc uoasoisu nss,ra cuga eren gin otiaoor çG Ssn ãqeotooajuos anda g mfspeloee oari .udni esNc ox Sovvoco aal pcuprçriisrãaeaiio----l
Innovation Review da Stanford Graduate School of Business, cujo subtítulo é
Strategies, tools and ideas for nonprofits, foundations and socially responsible
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Governance and Community Building – Singocom, coordenado por Frank Moulaert
(Framework V Programme European union, Socio-economic Key-Action, HPSE-
t-aCnTte2.001-00070) revela um entendimento da inovação social que nos satisfaz bas-
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Dimensões e espaços da inovação social 123
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some form of collective action, as opposed to individual action: 1. sbt(iMayet siaps rfo(tyeilni .htgeiu.cl lmaibl ya eint n e acnmlleu.e,ps do2ivsw0 en0eno3reti:s nos4g,t7 h r-pee4ard8wri)tsiitscreui blcauortn ivssieod cepiroaelld icg/sireaostui,s pefsitec, d.i);n; 2c3.r .ei tia tis niencnrghe aasnsocecsei saa lcih tc ucecamsopsani ntrtair gilcb,ha utpestta ec(bse.i ).lt.gi»o-.
A discussão conceptual que se tem vindo a realizar no âmbito do pro- jecto LINKS4, conduz-nos, no entanto, a restringir ainda mais o âmbito do conceito de inovação social que configura o quadro metodológico da inves- tigação. Assim, entendemos a inovação social como uma resposta nova e socialmente reconhecida que visa e gera mudança social, ligando simulta- neamente três atributos: (i) satisfação de necessidades humanas não satis- feitas por via do mercado; (ii) promoção da inclusão social; e (iii) capaci- tação de agentes ou actores sujeitos, potencial ou efectivamente, a processos de exclusão/marginalização social, desencadeando, por essa via, uma mudança, mais ou menos intensa, das relações de poder. Admitir que a ino- vação social visa e gera mudança social, contribuindo para a alteração das relações de poder, exclui do campo os efeitos sociais que quase todos os processos de inovação tecnológica ou organizacional inevitavelmente aca- bam por gerar por via do emprego, do consumo ou por outros meios menos directos. Identificado o núcleo central da pesquisa, torna-se então indispensá- vel operacionalizar o conceito de inovação social, de modo a permitir que ele organize a análise empírica e estruture a construção de um “roteiro” que permita, por um lado, efectuar uma leitura sistemática e comparativa de estudos de caso e, por outro, definir um conjunto de indicadores que formatem a análise extensiva, ou seja, capazes de identificar as principais regularidades dos processos, dos agentes e dos fenómenos associados à ino- vação social. Neste artigo, apresentaremos as diversas dimensões analíticas que consi- deramos relevantes e um estudo de caso exploratório – a rede de microcrédito em Portugal – que nos permite avançar no exercício de aproximação à reali- dade observada sob o ponto de vista da inovação social.
II. DIMENSÕES ANALÍTICAS DA INOVAÇÃO SOCIAL
As questões que emergem como mais relevantes são pouco originais, porém facilitam bastante a organização inicial das ideias. Vamos assim considerar cinco dimensões de análise: 1. O que é a inovação social? 2. Porque se produz ino-
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4 LINKS – Capital Social e Inovação, as redes na promoção do desenvolvimento local, POCTI/GEO/45951/ 2002, projecto coordenado por Isabel André.
vação social? 3. Como se produz inovação social? 4. Quem social? 5. Onde se produz a inovação social? produz a inovação
1. O que é a inovação social?
A distinção entre inovação tecnológica e social nem sempre é clara. Numa primeira fase, entre os anos ’60 e ’80 do século XX, a inovação social esteve muito confinada aos domínios da aprendizagem (ensino e formação) e do emprego (organização do trabalho). Mais tarde, a partir dos anos ’80, mas ainda na mesma linha, a inovação social surge também ligada ao campo das políti- cas sociais e do ordenamento do território. Estes primeiros conceitos de ino- vação social associam-na a processos institucionais, desenvolvidos por agen- tes dominantes. Em última análise, ligados sobretudo ao reforço da competitividade das empresas e dos territórios. A inovação tecnológica foca- se no objecto e as primeiras concepções da inovação social incidem sobre o contexto (emprego, qualificação, segurança social, território, …) – uma foca- gem diferente, intenções convergentes. As perspectivas mais recentes afastam definitivamente a inovação social da tecnológica, atribuindo-lhe uma natureza não mercantil, um carácter colec- tivo e uma intenção que não só gera, mas também visa, transformações das rela- ções sociais.
«Les innovations sociales dépassent donc largement le cadre d’“usage social” des inno- vations techniques et technologiques. Les innovations sociales prennent la forme de nouveaux lieux, des formes et des types de services jusque-là inconnus, d’un autre par- tage de responsabilités et d’une reconquête de pouvoir» (Chambon e Devevey, 1982: 17-18) (cit. in Comeau, 2004: 30).
Nesta óptica, a inovação social implica sempre uma iniciativa que escapa à ordem estabelecida, uma nova forma de pensar ou fazer algo, uma mudança social qualitativa, uma alternativa – ou até mesmo uma ruptura – face aos processos tra- dicionais. A inovação social surge como uma “missão ousada e arriscada”.
« L’innovation affronte l’institué, c’est à dire qu’elle défait la tradition, elle dépasse la routine et elle défie les contraintes » (Comeau, 2004: 37)
A inovação social apresenta-se como uma manifestação do(s) sujeito(s) – supõe uma atitude crítica e o desejo de mudar (acção deliberada, intencional e voluntária) assumido, frequentemente num primeiro tempo, apenas por uma minoria vanguardista (Alter, 2000). A inovação social pode manifestar-se nas políticas que se dirigem à inclu- são de pessoas ou colectivos de base territorial. Casos ilustrativos são os que surgem nas políticas e programas europeus de coesão social e territorial, por exemplo no âmbito do PIC EQUAL que assume explicitamente a inovação social como um objectivo.
Dimensões e espaços da inovação social 125
«Reconhece-se hoje que as redes locais de cooperação duradoura são cmrietsecmim ae notpot immaizisa çrãáop iddoe ere scuusrtseonst aed oa: arperdeunzdeimza goesm c ucsotonst índua at,r opcoat ednec iicanrmfuoc raima icasr çipaãaçorã,a op uedmreccdoleum
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No entanto, é no âmbito dos processos que a inovação social assume maior relevância. Isto porque dois dos três atributos que associamos à inovação social são processos: a inclusão social e a capacitação dos agentes mais “fracos”. A própria ideia de mudança social como transformação das relações de poder está claramente associada a processos. Pensamos que a concretização mais ilustrativa destes processos diz res- peito à mobilização de pessoas que por qualquer razão são socialmente margi- nalizadas, desde os colectivos dos sem-abrigo até às comunidades gay, movida pela intenção de encontrar uma resposta que permita a sua inclusão e o esta- belecimento de relações sociais baseadas em critérios distintos dos da ordem que provoca a sua marginalidade. Importa ainda assinalar que a inovação social – política, processo ou pro- duto – pode situar-se em domínios da sociedade muito variados. O sistema de microcrédito, que será mais adiante apresentado como estudo de caso explora- tório, é uma inovação social no domínio da economia. A organização de mani- festações políticas através de mensagens enviadas por telemóvel ou por e-mail são inovações sociais que cruzam os domínios da política e da tecnologia. A permissão do casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma inovação social no campo da ética. Muitos outros exemplos poderiam ilustrar a diversidade dos domínios da inovação social.
126 Isabel André & Alexandre Abreu
2. Porque se produz inovação social?
No campo da inovação tecnológica, pode admitir-se que o mercado, ou mais especificamente o lucro, conduzem à inovação. Ou seja, as empresas ino- vam para evitar ameaças e riscos ligados à concorrência, ou para aproveitar oportunidades, posicionando-se mais favoravelmente face aos concorrentes. No âmbito da inovação social, a alavanca não é a concorrência mas sim a necessidade de vencer adversidades e riscos, embora a possibilidade de apro- veitar oportunidades e de responder a desafios pareça ser também o grande incentivo. A crise do estado providência, ou o reforço das orientações neo-liberais que privilegiam o investimento público ligado ao aumento da competitividade em detrimento da esfera social, bem como a exclusão social potencial e efec- tiva que lhe está associada, engendra novas necessidades e problemas de natu- reza colectiva que acabam por motivar inovações sociais (Comeau, 2004). De acordo com Moulaert (2000), o reconhecimento e a eventual resolução das formas mais agudas de exclusão só será possível se se encontrarem formas inovadoras de revelar necessidades, de cooperar e de democratizar a gestão pública. Este autor sublinha a importância da capacitação dos agentes, argu- mentando que o desenvolvimento local é cada vez menos uma questão de ren- dimentos e de capacidade de consumo, passando sobretudo pela promoção de mudanças estruturais que promovam a capacitação individual e colectiva no sentido de encontrar soluções para os problemas.
«A longa passagem da sociedade industrial capitalista à sociedade programada criou zonas de incerteza, fluidas, desreguladas, com enormes riscos de manipulação e alie- nação, mas, ao mesmo tempo, potencialmente inovadoras.» (Bassand, 1986: 37).
Essa sociedade programada, ou pós-industrial, referida por Bassand não deixa de estar fortemente ancorada na tecnocracia, modelo de organização social em que prevalecem os critérios da eficiência e da rendibilidade e os princípios uni- versais do bem comum e do interesse geral. Existem instituições e profissionais responsáveis por fazer surgir a inovação (Alter, 2000). Contudo, as fronteiras entre as diversas esferas que configuram a sociedade parecem ser progressivamente esbatidas. The rise of the creative class de Richard Florida (2002) é talvez um dos exemplos mais ilustrativos do derrube de fronteiras que pareciam consolida- das e que afinal não eram mais do que um produto do positivismo. Admite-se hoje, com facilidade, que criatividade e inovação ou arte e ciência-tecnologia são domínios muito próximos, cuja articulação se evidencia agora, em oposição à ideia que prevalecia até há poucos anos, cheia de virtualidades.
«The presence and concentration of bohemians in an area signals an environment or milieu that attracts other types of talent or high human capital individuals. The pre- sence of such human capital concentrations in a region in turn attracts and generates innovative technology-based industries.»
Dimensões e espaços da inovação social 127
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3. Como se produz inovação social?
A discussão das condições que permitem e favorecem a inovação social inclui, por um lado, os recursos necessários ao processo, e, por outro, as dinâ- micas associadas à consolidação e difusão da inovação. No campo dos recursos, a inovação social aproxima-se bastante da inova- ção tecnológica. O conhecimento, ou os saberes em geral, é um elemento essen- cial. A realidade empírica da inovação social mostra a presença quase constante de agentes altamente qualificados que, pelo menos numa primeira fase, fazem avançar o processo. O mesmo acontece com outro recurso essencial, particu- larmente interessante na óptica da Geografia: o capital relacional. Com base na realidade italiana, Putnam defende que a prosperidade de cer- tas regiões está mais associada ao capital social do que ao capital económico ou humano. Segundo este autor (Putnam, 2000), o capital social assume duas formas diferenciadas: uma correspondente aos laços internos, no interior de um lugar/comunidade (bonding capital); a outra decorrente das relações com o exte- rior, entre lugares/comunidades distintos (bridging capital). Esta ideia permite introduzir o conceito de “capital relacional”, muito ligado à espacialidade das relações. Distinguem-se pelo menos dois níveis:
• Um capital relacional local/regional que deriva da proximidade e que se baseia essencialmente nos laços de confiança e de cooperação interpes- soais e em que a identidade e a pertença são forças centrípetas impor- tantes; • Um capital relacional transnacional ou global sustentado noutras “proxi- midades” (cultural, geracional, social, ...), que configura não um territó- rio mas um espaço-rede composto por nós e fluxos.
128 Isabel André & Alexandre Abreu
O capital relacional produzido pela proximidade geográfica itedansecsccttaooiltm aud cpdiiroooern c-latsuoiegs, ane(rpa nqeoo uro uee ltxsereoe gqm auupnnelcd oodo,re atàcrd oaeobrsr acnela ahdlsoaa , rs rec elrigadeçilaoaõdnçeaõasnle i ssaoo ,upc … iemasi)sse.o sOeamsi stopa, rbnqiemaulceeei cioirimnoda apclsl.o iercprmaoe sd uqpemuo aan ciddnoredon àas-
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4. Quem produz inovação social?
A relação de agência, ou de mediação, surge como uma das principais especificidades da inovação social. Fora da esfera mercantil e muitas vezes ameaçada pela inércia das instituições, a inovação social situa-se principal- mente no âmbito do terceiro sector. Contudo, admitimos anteriormente que a inovação social pode estar presente nas políticas públicas e também não deve- mos excluir a possibilidade de inovação social produzida por entidades pri- vadas. São disso exemplo as iniciativas desenvolvidas no “espírito” da res- ponsabilidade social das empresas que incluem, muitas vezes, o conceito de inovação social. Contudo, a ideia mais recorrente na bibliografia é que a inovação social emerge fora das instituições e frequentemente contra elas, sendo o resultado de uma mobilização em torno de um objectivo, protagonizada informalmente por um movimento social ou, com uma matriz mais estruturada, por uma organi- zação. Ou seja, é um produto da sociedade civil ou um resultado da pressão da sociedade civil. Este entendimento abarca, contudo, pontos de vista bastante
Dimensões e espaços da inovação social 129
distintos. Novy e Leubolt (2005) consideram quatro tipos dade civil e inovação social: de relação entre socie-
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5. Onde se produz a inovação social?
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130 Isabel André & Alexandre Abreu
Dimensões e espaços da inovação social 131
Quadro I – Dimensões analíticas – um roteiro para a operacionali zdaaç ãinoo dvoa çcãoon scoecitioal
Table 1 – Analytical dimensions of social innovation
– a Roadmap for rendering the concept operative
• Essência (o foco da mudança)
• Barreiras (o que vai ser ameaçado com a inovação social)
Natureza • Âmbitos (políticas, processos e produtos através dos quais se manifesta
a inovação social)
• Domínios (económico, tecnológico, político, social, cultural, ético: onde
emerge e se desenvolve a inovação social)
• Adversidades (que a inovação social visa ultrapassar)
Estímulos • Riscos (que a inovação social visa mitigar)
• Desafios (a que a inovação social pretende responder)
• Oportunidades (que a inovação social procura aproveitar)
Recursos:
Conhecimento e saberes:
• Qualificação
• Informação
• Comunicação
Capital relacional:
Recursos • De proximidade geográfica:
e – Comunidade local
dinâmicas – Comunidade regional/nacional
• Desterritorializado
Dinâmicas:
• Institucionalização/absorção
• Mantém-se num quadro não institucional – gera outra onda de inovação
• Esgotamento (acaba no momento em que o problema específico se resolve)
• Travagem – percurso coercivamente interrompido
• Abandono (insustentabilidade)
Tipo:
• Instituições
– Públicas
– Privadas
– Terceiro sector
Relação • Organizações
de agência • Movimentos sociais
Papel:
• Mediadores
• Inovador/adoptante
Relação de poder:
• Hegemónicos
• Não hegemónicos
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ponde a uma mediação, como a designação indica, entre as pvdddddpmiaeorauaevesddddaiecteleeooeri , rJ osssr ( áteo aauFeef dsms rm ae c oeccrreéof poretne coãltcmeurtaaorueicerdm ,mr,at spo si1ca,coaov 9t dopmssae9d am émrqma7a íisufsipse5saít )e rnsi id.e qcois tniceOea uusooan ste c.u idmqsmnoe eutmtsneõeroepns iees eoioof,nsdc as oseqív zcfesrpuá iea ccrremandoioa rotapfsomtrsai síbac cqz ii–iuqi unlsovl iue ceazsae dem á rso ànavioi s at nedsi inrintsv i semfoiooa stesev isterzcs e aeidaaremoçniim ãsantbare otoâessais msve fr sd alrjioieneadegccximo aearioã dnaas rcol setmg,veo 6. as àanea nd,Qp rnic isiioceetanzu eossiodaoetns mouaçvmrods ãe a aemd.eromç smeieP ã eoldo –ooaanspas rç s.oli ,as õans sq oeosma ducitscliniie éavicado emiiiloes----,
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O conceito de plasticidade apresentado por Lambert pode ilustrar bem a natureza específica dos meios criativos. Estes deverão ser suficientemente fle- xíveis e ao mesmo tempo suficientemente organizados para que possam sofrer transformações sem perderem a sua identidade. Como podemos então identifi- car ou promover um meio criativo? Do nosso ponto de vista, os lugares criativos possuem três características principais: diversidade sociocultural ligada à abertura ao exterior; tolerância, na medida em que permitem o risco de inovar; democraticidade, correspondente à participação activa dos cidadãos. A diversidade potencia o contacto com o novo no sentido da alteridade – novos-outros produtos, novos-outros saberes, novos-outros valores – mas pode também produzir fragmentação e isolamento; a diversidade promove a inova- ção na medida em que se estabelecem pontes e “tráfego” entre aquilo que é diverso. A tolerância é uma condição necessária ao risco inerente à criação-ino- vação; como no trapézio, o risco implica uma rede; um meio não pode ser cria- tivo-inovador se penalizar os eventuais insucessos de uma iniciativa arriscada, ou seja, se for demasiado rígido, hierárquico e normativo. Quanto à participa-
132 Isabel André & Alexandre Abreu
5 João Ferrão in seminário Perspectivas Recentes em Geografia, Mestrado de Geografia Humana, Desenvolvimento Regional e Educação Ambiental, Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1996/97. 6 Como já se referiu anteriormente, não é irrelevante a distinção entre criação e inovação. A criação é uma condição necessária à inovação. Uma resposta/solução nova decorre necessaria- mente de um processo criativo, seja no campo da genética, da mecânica, do ordenamento urbano, da inclusão social, da escultura ou da literatura. Mas a criação não é condição suficiente para a ino- vação. A resposta nova só é inovação se a sua utilidade for socialmente reconhecida. Assim, o meio tem que ser criativo mas também propício ao reconhecimento da resposta.
ção, está longe de se esgotar no sistema representativo e nos sePtccepeef aeaoresniçrr tectãttaoirtuaoccu N dgd ieeapdoaosexraelss i çome g pcsãam ioooedào nmi l ua outtia mooon çaccr fõ tneoIrireeIioxvreas sm eas-dttdpm irueavieaodmsçpos ntoiãpl epnsoo eo alod iasbidvecetrni aeaa tloais çc igivozt ãaneaoaa osrodcç,do voeãspo cqaoonporoçu c hsanqdãiaesrcauoedictrlbi e ia,ecsqm i stlaouaui,iet pczldersaniaraamearetmdv:rols .e é eodsa snnsoee e tdcic ácanciiamde ata rdsleapoomsi.pa sásdlcAec riuainicudoçnatfsaãesitçsged oããàrrue ooei dro ecdadoqrso e moc uan1 moscedh e lst eencihoitcccotneaseriinmt sdo.eeecãactlo eoie ràszia,ié t at odioovd dsiruoieet na o canidsc ipsteosoie.rjf ã nemAaioa---,
Fig. 1 – Meios criativos e inovadores.
Fig. 1 – Creative and innovative milleux.
II. MICROCRÉDITO, ESPAÇO-REDE E INOVAÇÃO SOCIAL
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Dimensões e espaços da inovação social 133
Embora, de uma forma geral, o crédito possa destinar-se tanto ao consumo como ao investimento, é quando se destina a esta última finalidade que possui maior potencial enquanto instrumento de superação de situações de pobreza e exclusão social (Wemans, 2000). A ideia subjacente é que, enquanto o crédito ao consumo permite uma expansão pontual do bem-estar dos seus beneficiá- rios, o crédito ao investimento permite a viabilização de actividades geradoras de fluxos sustentados de rendimento. A importância do acesso ao crédito para investimento é tanto maior quanto for esse o principal obstáculo ao lançamento de uma actividade e à exploração de uma oportunidade de negócio. Em condições normais, a função de intermediação financeira, através da qual a poupança é canalizada dos aforradores para os potenciais investidores, é reali- zada pelo mercado. Os intermediários financeiros em geral, e os bancos em par- ticular, remuneram os depósitos neles efectuados, como forma de estimularem o aforro bancário, e cobram juros aos investidores pelo crédito concedido, com vista a cobrirem o juro pago aos aforradores e a obterem o seu próprio lucro. A con- cessão de crédito é, porém, uma situação de informação assimétrica, caracteri- zada por problemas de risco moral – a possibilidade do devedor não envidar os esforços necessários ao cumprimento do contrato, em virtude de não recaírem sobre si a totalidade das consequências. É por esse motivo que, na concessão de crédito ao investimento, os bancos, para além de exigirem a apresentação de infor- mação relativa ao plano de negócios – o que reduz a assimetria da informação –, requerem tipicamente a constituição de uma garantia pessoal (fiador) ou real (a afectação ao contrato de um bem cuja propriedade é transferida para o banco em caso de incumprimento) – o que altera a estrutura de incentivos com que se depara o devedor e protege os bancos contra o risco de incumprimento. A natureza deste problema de assimetria de informação e da sua solução típica origina, porém, falhas de mercado (market failures). A exigência de apre- sentação de garantias pessoais ou reais (sendo as segundas as mais frequente- mente requeridas) retira a possibilidade de acesso ao crédito a todo um uni- verso de potenciais investidores, que embora possam reunir todas as restantes condições necessárias para o lançamento com sucesso de uma actividade (com- petências exigidas pela actividade, conhecimento das especificidades do ramo, detecção de um nicho de mercado), não sejam à partida proprietários de bens susceptíveis de constituírem garantias reais e não tenham possibilidade de asse- gurar o apoio de um fiador. Como é evidente, estas situações ocorrem tipicamente entre os elementos e grupos mais pobres e desprovidos da sociedade, o que cria obstáculos acres- cidos à superação das situações de pobreza e exclusão social em que se encon- tram e constitui um factor adicional no tipo de círculo vicioso que caracteriza esses problemas. Mesmo quando os indivíduos possuem as capacidades neces- sárias ao desempenho de uma actividade ou à criação de uma microempresa e detectam uma oportunidade, a impossibilidade de acesso ao crédito pode impedi- los de adquirirem as máquinas, ferramentas ou matérias-primas necessárias e gorar as perspectivas de negócio.
134 Isabel André & Alexandre Abreu
As origens do microcrédito remontam à constatação da escala e relevân- cia desta falha de mercado, particularmente no contexto dos países em desen- volvimento (onde apenas uma pequena fracção da população tem acesso aos serviços financeiros), bem como à concepção de uma forma de o superar. Uma vez que era evidentemente reconhecida a uma imensidão de indivíduos pobres e excluídos a capacidade de realizarem actividades geradoras de rendimento, desde que tivessem acesso ao crédito necessário à realização dos investimen- tos iniciais, o problema fundamental residia então na resolução do problema de risco moral de uma forma que não exigisse a dotação prévia de capital que era necessária para a prestação de uma garantia real. A ideia central que permitiu a resolução do problema e o sucesso avassa- lador das iniciativas de microcrédito como instrumento de desenvolvimento e combate à pobreza consistiu na mobilização, como meio de constituição de garantia, de uma forma de capital que estes indivíduos efectivamente possuem (o capital social), em lugar de uma que não possuem (o capital financeiro). Na sua concepção original, associada à intervenção seminal de Mohammed Yunus e do Banco Grameen no Bangladesh, o crédito era concedido, em montantes relativamente reduzidos, a grupos de indivíduos, sobretudo mulheres, que res- pondiam solidariamente em caso de incumprimento por parte dos restantes mem- bros do grupo (Gibbons, 1992; Yunus, 2002). À medida que todos os membros do grupo iam pagando as suas prestações e que o grupo ia adquirindo um his- torial de cumprimento, o montante dos empréstimos concedidos ia sendo pro- gressivamente aumentado. Note-se que em momento algum era exigida a apre- sentação de garantias reais: o problema do risco moral era resolvido através da pressão dos pares, que eram também familiares ou membros da mesma comu- nidade. Isto correspondia precisamente à mobilização do capital social detido pelos beneficiários do microcrédito em detrimento do capital financeiro que não possuíam. Por outro lado, o sucesso das iniciativas de microcrédito está também ligado ao reconhecimento do carácter multidimensional da resposta que este constitui para os problemas, também eles multidimensionais, da pobreza e da exclusão social. A prossecução de uma actividade profissional ou a criação de uma microempresa, tornadas possíveis pelo acesso ao microcrédito, permite não só o acesso a uma fonte de rendimento, como também a aquisição de conheci- mentos e competências ao longo do processo, o reforço da auto-estima e valo- rização pessoais e a substituição de uma atitude de dependência ou desistência face à ausência de oportunidades por uma de proactividade e autonomia. Está, por isso, em perfeita consonância com o discurso dominante nestas matérias, que preconiza o empowerment e a multidimensionalidade das respostas (Friedmann, 1996). Obviamente, convém ressalvar que o microcrédito não constitui uma pana- ceia para os problemas de desenvolvimento, pobreza e exclusão. Em primeiro lugar, porque actua a uma escala essencialmente microscópica, enquanto que muitos dos obstáculos ao desenvolvimento (local, regional ou nacional) são de
Dimensões e espaços da inovação social 135
natureza estrutural e operam a uma escala meso- ou macroscópica. Por outro lado, o microcrédito constitui apenas uma resposta eficaz para as situações de pobreza e exclusão susceptíveis de superação através do desempenho de uma actividade, ou criação de uma microempresa, “com viabilidade económica”. Ora, embora o universo dos potenciais beneficiários – microempreendedores sem acesso ao crédito através do mercado – seja enorme, convém recordar que mui- tos dos indivíduos mais pobres e excluídos caracterizam-se também pela falta dos conhecimentos e competências, ou até mesmo das condições de saúde, neces- sários para o desempenho de uma actividade em tais condições de viabilidade. Ainda assim, a verdade é que o microcrédito veio a revelar-se um estron- doso sucesso ao nível mundial. O próprio Banco Grameen coordena um pro- grama de “replicação” que inclui mais de 100 instituições análogas por todo o mundo; a generalidade das organizações internacionais de desenvolvimento, incluindo todo o tipo de ONG, o sistema das Nações Unidas e o próprio Banco Mundial, têm vindo a adoptar programas deste tipo; e o simples número de ins- tituições de microfinança existentes em todo o mundo é simplesmente avassa- lador: só na Indonésia, contam-se cerca de 60.000 instituições de microfinança reconhecidas pelas entidades reguladoras (The Economist, 2005). Finalmente, a designação de 2005 como Ano Internacional do Microcrédito7 por parte das Nações Unidas, bem como a atribuição do Prémio Nobel da Paz em 2006 a Mohammed Yunus e ao Banco Gramcen, vieram consagrar definitivamente o reconhecimento global dos méritos deste instrumento de desenvolvimento. Embora o microcrédito estivesse na sua origem associado ao contexto dos países em desenvolvimento e sobretudo ao meio rural, onde os laços e controle sociais são mais fortes e a possibilidade de sucesso de iniciativas baseadas na dotação de capital social é maior, cedo se tomou consciência do interesse da sua adopção no âmbito de estratégias de combate à pobreza e exclusão social tanto no contexto urbano como no das bolsas de pobreza e exclusão social exis- tentes nos países industrializados. A implementação de respostas desta natureza em contextos deste tipo apresenta algumas especificidades, a menor das quais não será a necessidade de substituir a pressão dos pares pelo acompanhamento em proximidade do microempresário por parte dos agentes de microcrédito como forma privilegiada de superar o problema de risco moral, em virtude da pres- são comunitária funcionar menos eficazmente.
1. O microcrédito em Portugal e a experiência da ANDC
É dentro deste quadro geral que, embora algo tardiamente em relação a outros países desenvolvidos (em particular na Europa), a ideia do microcrédito como instrumento de combate à pobreza e exclusão social é introduzida em Portugal no final do século XX. A história da sua introdução no nosso país con-
136 Isabel André & Alexandre Abreu
7 www.yearofmicrocredit.org
funde-se com a da Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC), asso- ciação sem fins lucrativos fundada em 1998. Após um período inicial dedicado à adaptação do microcrédito ao contexto nacional, à sua divulgação junto de diversos públicos e ao lobbying em favor dos seus méritos, a actividade no ter- reno desta associação inicia-se no ano seguinte ao da sua fundação (Wemans, 1999). Em termos gerais, esta actividade consiste na divulgação do instrumento junto dos potenciais beneficiários, análise e apoio na elaboração de pedidos de financiamento, apresentação desses pedidos junto do sector bancário, uma vez que a ANDC não tem possibilidade de mobilizar os meios financeiros neces- sários por si mesma, e acompanhamento dos microempresários na fase inicial da sua actividade, até à restituição do montante em dívida. Paralelamente, a ANDC tem procedido à formação de agentes de microcrédito, levado a cabo acções de formação junto dos microempresários e disseminado os resultados da sua actividade através de publicações, seminários e conferências, como forma de reforçar a sua legitimidade, alargar a sua esfera de actuação e influenciar as políticas públicas nas áreas pertinentes. Tal como indicado pela própria ANDC8, os empréstimos destinam-se expres- samente «aos mais desprotegidos (...) que queiram criar o seu próprio emprego ou pequeno negócio», consistindo em «pequenos montantes que variam entre 500 e 5.000». Uma vez que os empréstimos são concedidos por instituições do sector bancário, que naturalmente prosseguem fins lucrativos, o papel da ANDC consiste, em traços gerais, em possibilitar o acesso dos microempresários a esse crédito, bem como em zelar pelo cumprimento da obrigação de restituição do montante em dívida por parte do microempresário, através do seu acompanhamento. Para isso, a ANDC dá apoio na formulação dos pedidos de financiamento, na sua aná- lise e filtragem prévias e na constituição de um fundo de garantia a mobilizar nos casos de incumprimento irresolúvel. Embora a ANDC exija a existência de um fiador, o facto de este não satisfazer necessariamente os requisitos que seriam impostos pelo sector bancário em condições normais de mercado (pois apenas res- ponde por 20% do crédito concedido) e de não ser exigido qualquer tipo de garan- tia real permite-nos concluir que a forma como a ANDC garante a resolução do problema de informação assimétrica e assegura a satisfação da necessidade de acesso ao crédito por parte dos beneficiários decorre em moldes distintos dos segui- dos tanto pelo sector privado, cuja actuação apresenta as exigências e insuficiên- cias já apontadas, como pelas experiências originais de microcrédito. De facto, o papel central do capital social correspondente às redes sociais e comunitárias pré- existentes é substituído pelo da formação de raiz de “novo” capital social, con- substanciado na construção da relação de confiança e na partilha de normas, valo- res e pressupostos entre o microempresário e o agente de microcrédito. O sucesso da ANDC, apesar da sua relativa juventude, é atestado por alguns indicadores de actividade, particularmente os 518 empréstimos concedidos e os
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8 www.microcredito.com.pt
600 empregos a que deram origem9. Estes empréstimos destinaram-se ao finan- ciamento de pequenos negócios e empresas nas mais diversas áreas (restaura- ção, jardinagem, reparações domésticas, etc.), distribuindo-se de forma relati- vamente equitativa entre beneficiários de ambos os sexos e um pouco por todo o país, embora com um claro predomínio dos distritos de Lisboa e Porto. O reconhecimento e apoio institucional entretanto assegurados concretizaram-se na assinatura de protocolos com diversas instituições bancárias e na atribuição de um subsídio público à actividade da associação por parte do Instituto do Emprego e Formação Profissional. Na actualidade, a ANDC concentra os seus esforços na expansão das suas actividades no terreno e na tentativa de influen- ciar a formulação de políticas em áreas conexas (nomeadamente a criação de um estatuto legal e fiscal privilegiado para os microempresários e a regula- mentação específica da actividade microfinanceira, particularmente a restrição do uso das expressões “microcrédito” e “microfinança”). Um aspecto interessante da evolução do sector, para lá da actividade da ANDC, consiste na entrada em cena de novos actores institucionais. Um dos bancos com quem esta associação estabeleceu protocolos, e que foi também aquele que primeiro permitiu o acesso ao financiamento propriamente dito, lan- çou no final de 2005 uma rede inicial de quatro agências e um conjunto de ser- viços financeiros especificamente destinados a microempresários sem acesso às suas linhas de crédito “normais”. Embora não sejam ainda claras as caracterís- ticas específicas e os resultados da sua actividade, o desempenho de um papel mais ambicioso por este novo actor, através da integração de funções situadas a jusante na “fileira” do microcrédito, parece dever ser entendida, primeiro que tudo, numa óptica de responsabilidade social das empresas.
2. O microcrédito em Portugal como exemplo de inovação social
Nesta secção, procuraremos proceder a uma breve leitura da introdução do microcrédito em Portugal, e da actividade da ANDC em particular, recor- rendo ao quadro conceptual apresentado na primeira parte deste artigo. Parece ficar claro que se trata efectivamente de um exemplo de inovação social, na medida em que são satisfeitos os três requisitos sugeridos: i) a satisfação de necessidades humanas não satisfeitas por via do mercado (o acesso ao cré- dito); ii) a promoção da inclusão social (dos beneficiários tanto do crédito como dos empregos adicionais gerados); e iii) a capacitação dos beneficiários (através da aquisição de competências e conhecimentos, reforço da auto-estima e melhoria do estatuto social), desencadeando uma mudança, mais ou menos intensa, das relações de poder em que estes se encontram envolvidos (desig- nadamente, reduzindo a sua vulnerabilidade face aos processos de mercado e a sua dependência face a outras instituições públicas ou do terceiro sector).
138 Isabel André & Alexandre Abreu
9 Dados de 2006, obtidos em www.microcredito.com.pt
Trata-se de uma inovação na confluência dos domínios económico e social, já que a emancipação económica não se esgota em si mesma, constituindo um meio para o objectivo multidimensional da inclusão social. Podemos, ainda, caracterizá-la como sendo “de produto” mais do que “de processo”, uma vez que o que está em causa é a extensão do acesso a um serviço por parte de um grupo previamente excluído, ainda que a dimensão processual da interacção entre o microempresário potencial e o agente de microcrédito, por um lado, e a rede constituída pelos outros microempresários, por outro, seja também essencial. O estímulo à introdução desta inovação social assenta na constatação da verificação no contexto português, ainda que com as devidas especificidades, do mesmo tipo de situações geradoras ou perpetuadoras de pobreza e exclusão social (adversidade) às quais o microcrédito tem noutros contextos respondido eficazmente. Por outro lado, encontramos estímulos sob a forma de oportuni- dade/desafio na medida em que as soluções de microcrédito são em certos aspec- tos paradigmáticas das abordagens aos problemas de pobreza e exclusão social que nas últimas décadas emergiram como discurso dominante no que se refere à investigação e intervenção nestas áreas (empowerment, por oposição às abor- dagens caritativas perpetuadoras de dependência). No que se refere à caracterização do agente, verificamos que se trata de uma instituição do terceiro sector que, do ponto de vista da sua posição nas relações de poder, pode ser classificada como não hegemónica. De facto, não tem por objectivo reforçar uma determinada ordem social) nomeadamente atra- vés do reforço da sua legitimidade ou da redistribuição do acesso ao poder e aos recursos com vista a evitar a contestação a essa mesma ordem), mas sim a tentativa de introdução de mudança social que comporte, ainda que num âmbito relativamente limitado, alguma subversão em relação à ordem estabelecida. O agente inovador actua neste caso como mediador, tomando contacto com o conceito subjacente à inovação, apercebendo-se da sua aplicabilidade ao con- texto local, mobilizando recursos com vista à sua efectiva adaptação e intro- dução e promovendo o seu reconhecimento social como resposta válida a neces- sidades por satisfazer, nomeadamente por parte dos potenciais beneficiários. Aparentemente, o envolvimento directo dos próprios beneficiários na introdu- ção da inovação terá sido mínimo, ainda que possa ter tido lugar indirectamente através da chamada de atenção para a existência de uma necessidade até aí não satisfeita pelos mecanismos normais de mercado ou pelas respostas existentes ao nível público e do terceiro sector. Entre os recursos fundamentais mobilizados pelo agente inovador aquando da introdução da inovação, o capital relacional ocupa um papel central. O con- tacto com a inovação e a sua adaptação à especificidade do contexto local são claramente facilitados pelas relações transnacionais. Mas, as redes também são decisivas na efectiva implementação da inovação social, nomeadamente atra- vés do estabelecimento de parcerias a vários níveis: internacional, com asso- ciações congéneres e redes supra-nacionais actuando na mesma área; nacional, com instituições públicas e privadas, com vista à angariação de apoios/subsí-
Dimensões e espaços da inovação social 139
dios e a garantir a mobilização do crédito propriamente dito; e local, com ins- tituições e organizações de desenvolvimento local disseminadoras da inovação e angariadoras de beneficiários. Por fim, se atentarmos na história das origens da ANDC, constatamos que o capital humano terá também desempenhado um papel não negligenciável na identificação da necessidade e na introdução da inovação enquanto resposta válida, no quadro do estado da arte da investigação e actuação na área da pobreza e exclusão social. Nas origens da ANDC, assumem grande protagonismo, enquanto responsáveis pela introdução da inovação e sua concretização institucional, um número relativamente reduzido de investigadores universitários, jornalistas e outros profissionais qualificados. O percurso da inovação caracterizou-se até aqui por um notável sucesso na satisfação da necessidade originalmente identificada, pelo crescente reco- nhecimento institucional, pela sua própria disseminação horizontal (aumento de escala) e, numa fase mais recente, pela replicação/apropriação por parte de outros agentes, não necessariamente congéneres. Com efeito, o sucesso mediá- tico e efectivo da inovação tem levado um número crescente de organizações e instituições de desenvolvimento local a incluírem o microcrédito na sua bate- ria de respostas, tipicamente em parceria com a própria ANDC. Ao mesmo tempo, a inovação tem também vindo a ser apropriada pelo próprio Estado, que, para além de apoiar a actividade da ANDC, adoptou parcialmente o conceito no quadro das políticas públicas de emprego. Constatamos, ainda, a “apropria- ção” da inovação por parte de empresas privadas, nomeadamente do sector ban- cário, que, paralelamente aos protocolos estabelecidos com a ANDC para con- cessão do crédito, procuram, nesta fase, criar linhas específicas de microcrédito, cuja gestão e funcionamento se encontram integrados nas suas próprias estru- turas. A racionalidade subjacente, no caso destas últimas, pode ser interpretada como estando associada ao conceito de responsabilidade social das empresas, que corresponde à intervenção de entidades com fins lucrativos em áreas do foro social sem perspectivas de retorno imediato. Finalmente, no que se refere ao meio inovador, gostaríamos de sugerir que, no caso da introdução do microcrédito em Portugal, o meio corresponde, em grande medida, a um espaço-rede multiescalar que possibilita a confluência entre: i) o capital humano relativo ao conhecimento teórico associado à refle- xão em torno da problemática da pobreza e exclusão social; ii) o capital rela- cional (bridging capital) correspondente à partilha de normas, valores e pres- supostos com agentes cujos objectivos são análogos e/ou já estão envolvidos em práticas análogas à escala europeia e global; e iii) o capital relacional resul- tante de uma outra partilha, desta feita com os agentes envolvidos ao nível local no combate à pobreza e exclusão social. Ainda que se trate naturalmente de uma constatação a posteriori, parece natural que a introdução do microcrédito como inovação social em Portugal, bem como a criação da Associação que surge como lugar institucional dessa inovação, tenham emergido no seio de um meio especialmente dotado em termos dos dois tipos de capital atrás referidos.
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