sábado, 31 de janeiro de 2009

Apoio ao Investimento em Equipamentos Sociais

Novos lares para acolher mais de cinco mil idosos
Projecto com conclusão prevista até 2013


Portugal vai poder alargar a rede de lares para idosos e deficientes, medida que permitirá beneficiar mais de cinco mil pessoas até 2013.

A garantia foi dada esta sexta-feira pelo secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, que revelou que a criação de novos lares surge ao abrigo de um programa comunitário de apoio à construção destes espaços.

Em declarações à Lusa, à margem da sessão pública sobre o «Apoio ao Investimento em Equipamentos Sociais», no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano, o secretário de Estado admitiu que, embora o prazo estipulado se estenda até 2013, a grande maioria dos espaços poderá entrar em funcionamento já em 2011.

O programa em causa, com um investimento previsto de 110 milhões de euros, 76,5 milhões dos quais provenientes do Estado e de fundos comunitários, prevê a criação de 230 novos lares para idosos e deficientes, para acolher um total de 5 400 pessoas.

As entidades interessadas em se candidatarem aos apoios financeiros, entre misericórdias e Instituições Particulares de Solidariedade Social, serão responsáveis por assegurar a restante fasquia de 33,5 milhões de euros.

As candidaturas aos fundos e a entrega do projecto de arquitectura do lar poderão ter início a partir da primeira quinzena de Fevereiro e decorrem até meados de Abril.

Sem comentários: