sábado, 31 de janeiro de 2009

Apoio ao Investimento em Equipamentos Sociais

Novos equipamentos sociais: 230 lares vão acolher 5400 idosos e deficientes


2009-01-30

O Primeiro-Ministro presidiu a uma sessão sobre apoio ao investimento em equipamentos sociais, na qual foi anunciado que rede de lares para idosos e deficientes vai ser ampliada beneficiando 5400 pessoas até 2013. Na sessão, que decorreu no Porto, em 30 de Janeiro, José Sócrates reafirmou a importância do investimento público na redução dos efeitos da crise económica internacional: «O Estado está a reforçar o investimento público porque sabe que o combate à crise passa por isso, que há muitas pessoas e empresas cuja actividade depende desse investimento».

Serão construídos 230 novos lares para idosos e deficientes, num investimento global de 110 milhões de euros, dos quais 76,5 milhões de euros serão comparticipados pelo Estado e fundos comunitários, e o restante será suportado pelas entidades que se candidatarem aos apoios financeiros, nomeadamente misericórdias e Instituições Particulares de Solidariedade Social.

A apresentação das candidaturas inicia-se na primeira quinzena de Fevereiro e está aberta durante dois meses. O financiamento é feito através do Programa Operacional Potencial Humano, integrado no Quadro de Referência Estratégico Nacional, que engloba os fundos estruturais da União Europeia para Portugal.

Sem comentários: