terça-feira, 2 de junho de 2009

NOVO MODELO DE APOIO AO CIDADÃO IDOSO

As Santas Casas da Misericórdia que desde sempre manifestaram grande capacidade de adaptação às realidades sociais do presente encontram-se, ou estão confrontadas com a necessidade de reformulação/renovação do actual modelo de apoio social ao cidadão idoso.
O actual modelo está já a revelar-se desajustado o que associado ao desenvolvimento social impõe a procura de novas soluções.
Uma reflexão partilhada entre Instituições, Estado a quem compete definir novas políticas públicas ouvindo todos os interessados, as famílias e as organizações representativas deverão ser chamads a participar nessa reflexão.
Estamos pois num momento em que é necessári preparar as Misericórdias para a mudança e para a adaptação às novas exigências sociais.
A alguma falta de capacidade de adaptação não será estranha a entrada de novos agentes em áreas tradicinalmente da responsabilidade das Misericórdias.
Quer o acolhimento em regime residencial, quer o apoio diurno quer o apoio domiciliário terão quer ser reformulados de forma a responder à exigência do presente numa perspectiva de futuro.

João Carrilho

Sem comentários: