domingo, 31 de maio de 2009

Nersant lança portal de economia social


Nersant lança portal de economia social
A Nersant lançou oficialmente esta semana o Portal de Economia Social,um sítio na Internet (em http://www.esocialsantarem.com/ ) que disponibiliza e centraliza informações sobre as Instituições Particulares de Solidariedade Social e outras instituições da rede da chamada economia social de todo o distrito. Este portal identifica as instituições e os seus equipamentos sociais (lares, creches, centros de dia) por concelho, disponibiliza dados que caracterizam estas instituições, tem uma área para divulgação de notícias e actividades das mesmas, para divulgação das vagas disponíveis nas suas valências quer seja a nível de utentes quer seja a nível de ofertas de emprego, revelando ainda as suas necessidades a nível de produtos e serviços. Está ainda a ser pensado pela Nersant a hipótese de aqui passar a incluir também empresas privadas que comercializam bens e serviços nesta área de forma a fazer desta portal um centro de oportunidades e de mediação entre oferta e procura, estimulando assim a economia social. Os dados constantes neste site serão tanto mais actualizados quanto as organizações disponibilizarem dados através da Intranet social, outro projectos que a Nersant disponibiliza às instituições desta área da economia social. Serão estas instituições a gerir as informações acerca de notícias, actividades, a sua ficha de identificação, as suas ofertas e procuras de bens e serviços, entre outros dados que podem ser "carregados" a partir desta intranet.
A Intranet é então a segunda componente deste projecto e vai servir para que as instituições desta área que aderirem possam aqui gerir questões como a facturação, as fichas de utentes, a agenda interna, as férias e faltas de funcionários, as escalas, produtos de economato, as frotas de veículos, fazer requisições e inserir todos os dados que estarão visíveis no portal atrás referido. Tudo isto por apenas 100 euros mais IVA por ano, uma quantia cobrada pela Nersant para alojar e gerir esta intranet (que é individualizada por cada instituição). Das 202 instituições existentes no distrito e contactadas pela Nersant, 34 já aderiram e a Nersant coloca o objectivo de ter pelo menos 80 a 100 até ao final do ano.
O presidente da Nersant, José Eduardo Carvalho, salientou que esta aposta economia social do distrito deve-se a cada vez maior relevância do sector, sobretudo em tempos de crise, em que se nota um crescimento no número de postos de trabalho nestas instituições.
O Ribatejo

Sem comentários: