sexta-feira, 29 de maio de 2009

OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS POBRES

Este princípio a que apelou o Papa João Paulo II no seu encontro mundial com as Santas Casas da Misericórdia deve estar, em permanência, presente nos espíritos e nas acções de todos quantos quiseram abraçar a causa da CARIDADE CRISTÃ expressa através da missão que compete a estas seculares Instituições de Bem Fazer.
Neste período de crise que afecta a maioria da populção Portuguesa, atinge subretudo e mais, profundamente, os mais desprotegidos que são os mais idosos. Sobretudo para estes e até porque há já 30 anos que é a população alvo e prioritária na acção das Santas Casas da Misericórdia, estas Instituições estão em condições de agir e intervir, até porque estão, particularmente, vocacionadas para tal.
A evolução social ocorrida nestes últimos 30 anos impõe uma reflexão alargada sobre os novos paradigmas de atenção para com os cidadãos mais idosos.
O modelo seguido pelas Santas Casas da Misericórdia prestou, revelantíssimos serviços aos Portugueses. Contribuiu e muito para elevação significativa do níovel e da qualidade de vida da população idosa.
Mas é chegado o tempo de reflexão, de análise e de inovação.
É para esse nova paradigma que as santas casas da Misericórdia, para além de o encontrar, têm que o executar.

Sem comentários: