domingo, 30 de setembro de 2007

Local de inspiração e aprofundamento da Fé

As Santas Casas da Misericórdia logo no acto da sua constituição reservam um capítulo próprio e regulamentador dos actos de culto próprio da respectiva Irmandade.
A generalidade destas organizações possui Igreja própria para o culto da Irmandade, local de reflexão junto ao qual existia a chamada casa do despacho (designação que ainda hoje se mantém em alguns casos) onde a Mesa Administrativa reunia.
A Igreja e os respectivos anexos constituiam e ainda, por vezes, constituem os locais onde a Irmandade reune e administra toda a acção prevista e possível para cumprimento das Obras de Misericórdia.
A ligação ou melhor a interligação entre a Igreja Católica e as Irmandades das Santas Casas da Misericórdia tem constituído a sua força de modernidade. Tratando-se de Instituições criadas, em Portugal, há mais de 500 anos - são por isso mesmo Instituições antigas - mas sempre modernas e actuais porque se inspiram na doutrina que se mantém actual há, pelo menos, 2 000 anos.
Ao longo da sua também já longa história, as Irmandades, reforçam a sua coesão e melhoram em termos de coerência, de onde resultam benefícios para os destinatários das suas acções, sempre e quando a Igreja (fonte de inspiração) inspira aqueles que buscam forças quando elas fraquejam perante as dificuldades na paz que a Igreja (edifíco) transmite e inspira.

Sem comentários: