sábado, 22 de setembro de 2007

Misericórdias organizações concretizadoras de Caridade

As Santas Casas da Misericórdia foram fundadas inspiradas na Doutrina da Igreja, da Fé e para a concretização das 14 Obras da Misericórdia. Estas constituem um verdadeiro hino da Caridade Cristã. Este conceito é, modernamente, e com a laicização das sociedades, equiparado ao da solidariedade.
Recordamos a parábola do Juízo Final onde todos os Homens serão julgados por aquilo que fizeram. E o que aí se concretizará é julgamento pela concretização das Obras de Misericórdia.
A responsabilidade do Dirigentes é, neste campo, particularmente, maior porque quando assumem, livremente, responsabilidades de administração organizacional estão a comprometer-se com a prática das 14 Obras de Misericórdia. E tal só é possível tendo, permanentemente, presente dois princípios fundamentais da Doutrina Social da Igreja:
- a opção preferencial pelos pobres; e,
- o destino universal dos bens.
Para tal têm que estar afastados dos pensamentos, actos e omissões dos Dirigentes das Irmandades das Santas Casas da Misericórdia tudo o que possa ser, minimamente, identificado com individualismo e/ou interesses particulares.
Os Dirigentes têm que estar, em permanência, disponíveis para servirem, prioritariamente, os seus Irmãos pobres, excluídos, marginalizados, em sofrimento ...
A capacidade de se doarem aos Outros é uma característica que deve estar no espírito e nos actos daqueles que demonstram apetência por ocupar lugares de dirigente destas organizações intermédias.
A Caridade tem assim que marcar presença nos espíritos e nos actos dos apóstolos da Solidariedade como com muita propriedade se podem apelidar os autênticos Dirigentes destas Irmandades.

Sem comentários: