sábado, 1 de setembro de 2007

As Misericórdias são Instituições de Bem

As Santas Casas da Misericórdia são organizações que foram criadas para a prática do bem. Nasceram para atenuar o sofrimento do Homem. Por isso, tal com está definido na Doutrina Social da Igreja a sua intervenção é orientada pela opção preferencial pelos pobres.
Não há maior sofrimento humano do que aquele que é causado pela pobreza que ela seja material quer seja espiritual.
E é esta a razão que as levou a adoptar como missão, o cumprimento das 14 Obras de Misericórdia. Estas encerram em si mesmas um apelo à prática do Bem.
Com esta missão estão no terreno há mais de 500 anos.
A relevância da sua acção é conhecida e reconhecida pela generalidade dos cidadãos. Muito do bem estar que é garantido aos cidadãos nas respectivas comunidades é resultado da acção desenvolvida pelas Santas Casas da Misericórdia. São estas Instituições que sendo conhecedoras da realidade social das respectivas comunidades criam as condições necessárias e suficientes para que as carências sentidas sejam tão, rapidamente, quanto possível atenuadas e ultrapassadas.
A prática do Bem é um valor supremo encarado pelas Santas Casas da Misericórdia como a essência da missão para que foram criadas e que se mantém actual.
A evolução das sociedades cria condições para que a seguir às carências superadas sujam novas. Isto impõe às Instituições uma atenção permanente à evolução da comunidade onde cada uma delas está inserida.
Esta capacidade de adaptação à evolução social das comunidades tem como consequência que apesar de estarmos em presenção de Instituições bem antigas elas se mantêm actuais e intervenientes.

Sem comentários: