sexta-feira, 25 de julho de 2008

CARDEAL ANULA ELEIÇÕES DE OEIRAS

O CARDEAL patriarca de Lisboa anulou as eleições para a Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, realizadas no final de Março, por terem sido detectadas «várias irregularidades» que «violam as normas canónicas e demais disposições legais».
Segundo o despacho de D. José Policarpo, aque o SOL teve acesso, em causa está o facto de, no mês antes das eleições, terem sido inscritos 1.706 novos associados na Santa Casa de Oeiras, indiciando esta situação uma tentativa de condicionar os resultados do processo eleitoral.
As eleições foram disputadas por duas listas - uma encabeçada pela actual provedora, Eduarda Godinho, deputada municipal do PSD; a outra, por Alberto Luz, assessor na Câmara de Oeiras, e cuja lista incluia a mulher de Isaltino Morais.
Na véspera do acto eleitoral, a provedora decidiu revogar as admissões dos novos irmãos que tinham dado entrada desde Abril do ano passado, impedindo assim que mais de mil pessoas pudessem participar na votação.
Já depois da votação, e após serem conhecidos os resultados finais da eleição (que deu a vitória à actual provedora), Alberto Luz decidiu denunciar ao patriarca de Lisboa a «prática de actos fraudulentos» e a «interferência de movimentos agnósticos, estranhos à Igreja e a esta associação de fiéis» no processo eleitoral da Misericórdia de Oeiras.
D. José Policarpo determinou, entretanto, a anulação das eleições, mantendo todos os órgãos sociais da Santa Casa em gestão e proibindo a admissão de novos irmãos.
Segundo soube o SOL, a provedora escreveu aos associados pedindo que confirmassem os dados constantes da sua inscrição - exigindo bilhete de identidade e comprovativo dea residência indicada na inscrição. O SOL sabe que há situações em que mais de 40 pessoas se inscreveram indicando a mesma morada.
O caso tem estado a agitar o concelho, onde esta eleição ganhou uma dimensão política inesperada. Com a Câmara Municipal sem dinheiro, a Santa Casa pode transformar-se numa fonte de investimentos sociais em Oeiras - tendo em conta que as eleições autárquicas se realizarão no próximo ano.

SOL 19-07-2008

Sem comentários: