segunda-feira, 20 de setembro de 2010

IPSS precisam de renovar a sua identidade

IPSS precisam de renovar a sua identidade
O presidente da Cáritas Portuguesa defende uma maior inserção das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) na realidade actual e, consequentemente, uma maior definição das funções e responsabilidades daqueles organismos.

Eugénio da Fonseca, num seminário sobre a “Identidade das IPSS da Igreja Católica”, que decorreu dia 10, em Cachopo, no Algarve, frisou a importância daquelas instituições no assegurar de uma democracia efectiva e dos direitos da cidadania.

Para cumprirem o seu papel da melhor forma, é essencial que elas tenham “estatutos e regulamentos internos”, sublinhou o mesmo responsável ao jornal Folha de Domingo, acrescentando que também não funcionam “sem direcção nem conselho fiscal”.

O presidente da Cáritas Portuguesa apelou ainda a uma maior inserção das IPSS na realidade, “para que as opções tomadas correspondam às necessidades das pessoas”. Para atingir este objectivo, “é preciso adoptar uma política de proximidade e não generalizada”, frisou Eugénio da Fonseca.

Uma formação mais eficaz dos colaboradores, se possível associada a uma certificação de qualidade dos serviços das IPSS, foi outro dos temas abordados no seminário.

Eugénio da Fonseca defendeu a necessidade de “um aprofundamento contínuo” da identidade das IPSS, e a organização de uma rede global que permita aos diversos actores sociais ter “espaços de encontro, de comunhão de problemas e respectivas soluções”.

Lembrando que “a solidariedade é um dever da Igreja”, aquele orador sublinhou, contudo que “não se deve dar por esmola aquilo que é devido por justiça”, algo que nem sempre é feito.

Sobre os aspectos a melhorar, o presidente da Cáritas destacou sobretudo a “excessiva rigidez” de processos que afectam as respostas das IPSS.

Quanto aos objectivos principais que devem reger a acção das instituições, realçou “o empenho directo com os pobres e os excluídos”, a defesa dos direitos das pessoas, a luta por um mundo mais justo e solidário, sem esquecer a missão “profética” a que cada instituição da Igreja é chamada.


Nacional Agência Ecclesia 2010-09-14 16:50:22 2699 Caracteres Pastoral Social

Sem comentários: