quinta-feira, 23 de setembro de 2010

«Vozes contra a pobreza»

«Vozes contra a pobreza»
Cáritas vai falar sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, na cimeira das Nações Unidas
Quando faltam cinco anos para atingir o prazo dado pelas Nações Unidas (ONU) para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), a Cáritas declara que muitos países pobres não vão conseguir alcançar as metas estabelecidas.

Uma posição que vai ser defendida hoje, dia 22, durante a cimeira dedicada à matéria, em Nova Iorque.

O secretário-geral da Cáritas Senegal é o representante da Cáritas no encontro e vai discursar perante os membros das Nações Unidas.

Em declarações ao site oficial da Cáritas, Ambroise Tine refere que uma família pobre do Senegal pode não conhecer o que são os ODM, “mas trabalham dia a dia para alcançá-los”.

“Conhecem os ODM por outro nome. Chama-nos de sobrevivência” sublinha aquele responsável.

Antecipando os pontos fortes que marcarão o seu discurso na cimeira, Ambroise Tine sublinha que “a questão não se põe apenas na falta de dinheiro”.

“Faltam líderes políticos que olhem para todos como seres humanos, e considerem valores como a dignidade, liberdade e o acesso a melhores condições de vida, direitos invioláveis e profundamente sagrados” defende aquele responsável.

Uma vontade política que, de acordo com o secretário-geral da Cáritas Senegal, poderá ser manifestada em matérias como o cancelamento da dívida do continente africano e na elaboração de regras mais justas, em termos de comércio internacional.

Ainda a este nível, a Cáritas está a desenvolver uma campanha para apoiar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

A iniciativa, intitulada “Vozes contra a pobreza”, está a ser lançada em cerca de 200 países, onde a organização humanitária tem vindo a desenvolver o seu trabalho.

“Somos a primeira geração que tem os recursos, o conhecimento e a habilidade necessárias para eliminar a pobreza”, pode ler-se no site oficial da campanha, em http://mdg2015.caritas.org/


Internacional Agência Ecclesia 2010-09-22 10:11:15 2453 Caracteres Cooperação e Desenvolvimento

Sem comentários: